Páginas

Pesquisar Neste Blog

Loading

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Noética - A ciência do espirito

Texto de Marcos Valério Campioni publicado em 23/08/2011






Há alguns meses atrás li o livro de Dan Brown “O símbolo perdido” no qual a ciência noética funciona como pano de fundo para a trama narrada pelo autor. Achei muito interessante saber da existência de uma ciência que pode ter a chave para uma mudança radical no modo de vida da sociedade.
De acordo com a instituição WHH - Willis Harman House que, entre outras instituições, representa no Brasil a IONS - Institute of Noetic Sciences:  “As palavras “noese” e “noético” são derivadas do grego nous, que significa MENTE, inteligência ou formas intuitivas de conhecimento. As ciências noéticas compreendem um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente-corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade”
Conforme a WHH as áreas de estudo e pesquisa da noética compreendem:

. Aptidões humanas excepcionais

. Saúde e cura do corpo-mente
 . Meditação   
. Metafísica da ciência moderna   
 . A força da Intenção, da Atenção e da Intuição
. Viver conscientemente /Morrer conscientemente

Os estudos nessa área indicam que o pensamento pode ser quantificado, por ter uma massa mensurável. Dessa forma, a idéia teria uma massa, e essa massa exerceria uma força de gravidade que poderia atrair massas iguais. De tal modo que se muitas pessoas se concentrarem no mesmo pensamento, as ocorrências desse pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada começa a aumentar.

Recentemente descobriu-se que meditações e preces coletivas produzem uma energia altamente ordenada, e capaz de alterar o mundo físico. Em outras palavras, descobriu-se que a intenção humana é capaz de afetar o mundo; que o pensamento direcionado pode alterar, entre outras coisas, a direção em que os peixes nadam em um aquário e as reações químicas do corpo humano. Em síntese, o pensamento humano pode transformar o mundo físico, e essa capacidade pode ser incrementada por meio da prática.
Os ganhos que a humanidade teria com as futuras descobertas que essa nova ciência pode trazer não tem comparação, seria como sairmos das cavernas direto para o mundo tecnológico atual. Infelizmente, não há interesse em financiar tais empreendimentos porque isso prejudicaria a indústria farmacêutica, pois com o uso adequado e equilibrado da mente seríamos muito mais saudáveis. A indústria bélica também sentiria efeitos negativos econômicos, sendo que o homem tendo descoberto as verdades do corpo e da alma estaria muito mais espiritualizado e menos propenso para a guerra.


A igreja, também, não é parte interessada no desenvolvimento mente/espírito, podendo até ser um empecilho para as novas descobertas, pois dessa forma conseguiríamos descobrir e ampliar o potencial divino que existe em todos nós, mas que ao longo dos séculos, o governo e a igreja têm trabalhado para que o homem esqueça da sua natureza divina, o primeiro fomentando nossa ignorância, através de uma  educação capenga, e o segundo povoando nossa vida com medos: do inferno, do diabo, de deus (d minúsculo mesmo), entre outros, e também com rituais exteriores, realizados, às vezes, até de forma sentimentalista, porém, sem conseguirmos verdadeiramente compreender seus significados, e que em muitos casos são realizados apenas porque é uma tradição local e familiar, como forma de continuismo, para não perder a clientela, ex.: Batizado, casamento, primeira comunhão, ajoelhar para orar, romarias, jejuns, auto-flagelações, etc.
Temos muito a ganhar desenvolvendo nossas habilidades intuitivas, alimentando o nosso espírito com bons pensamentos, usando a meditação e a oração como forma de conexão com o universo e com Deus. Dessa forma poderemos equilibrar nossa vida, que, atualmente, parece mais com um trem desgovernado, onde ninguém tem o controle sobre nada. A vida urbana, infelizmente, tem contribuído para criar o homem em total dissonância com o universo, fabricando seres automáticos, sem sentimentos, preocupados apenas em pagar suas contas ou comprar seu carro novo. Está mais que na hora de apoiarmos as ciências espiritualistas que podem ajudar o homem a retomar sua comunhão com a natureza e darmos uma chance para nossa sobrevivência nesse mundo.


        Links pesquisados:

  • http://evaldoab.wordpress.com/2010/10/26/ciencia-noetica-o-futuro-da-cura-ou-instrumento-do-terror/
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/No%C3%A9tica
  • http://www.noetic.org/
  • http://www.willisharmanhouse.com.br/open.php?id_ses=3&pk=64&fk=65&canal=3
  • http://www.infoescola.com/ciencias/noetica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário